segunda-feira, 21 de novembro de 2011

OS NOVOS GATOS DA COLÓNIA

Estes são 2 dos 3 novos gatos que apareceram na colónia. O preto e branco é macho, a amarela e branca é fémea, há outra fémea também amarela e branca... Espero que não haja ninhadas tão cedo pois a colónia estava até o momento mais ou menos controlada... mas pelo que já vi não vamos ter 1 mas 2 ninhadas dentro em breve :(

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MAIS UMA LINDA ESTRELINHA BRILHA NO CÉU.





Ontem consegui apanhar o Nuck e o levei ao veterinário. O Nuck era um gato super velho, não tinha nenhum dente no maxilar inferior e o superior também já faltavam alguns. A língua do pequeno estava com feridas e havia úlceras na boca. Na rua era um gato super tranquilo mas no vet estava tão assustado que tentou subir até nos armários... Segundo o vet só tinha chegado naquela idade porque lhe dava de comer e medicação quando estava mal, se continuasse na rua não passaria deste inverno. Não havendo FAT e com um gato tão assustado poderia ser complicado mantê-lo preso dentro de uma casa. Sinceramente não podia voltar a colocá-lo na rua e nem imaginar encontrá-lo morto qualquer dia desses. O pequeno partiu sem dor e sem sofrimento e não é por ser um gato de rua que não se sofre com estas decisões, cada animal que cuidamos independentemente de ser nosso ou da rua se torna dono de um pedacinho do nosso coração. Descansa em paz Nuck!


DONATIVO PARA COMPRA DE RAÇÃO

Ontem a Colónia de Lamaçães recebeu um donativo de 20€ para compra de ração. Agradeço do fundo do coração em nome de todos os gatinhos desta colónia.



Comprinhas feitas!









AUSÊNCIA DE NOTÍCIAS

DEPOIS DE TANTO TEMPO SEM COLOCAR NOTÍCIAS DOS GATOS PARECE QUE ESTAMOS DE VOLTA! O MOTIVO PARA A FALTA DE NOTÍCIAS É QUE DEIXEI DE TER ACESSO AO BLOG, AINDA NÃO SEI O QUE SE PASSOU MAS A VERDADE É QUE APARECIA UMA MENSAGEM DIZENDO QUE "O BLOG NÃO ERA BLOG" E NÃO ME DAVA ACESSO.

VAMOS VER SE AGORA AS COISAS CORREM BEM ;)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

KENNY UM GATO SEM FACE

Eis o Kenny novamente de costas, sim o gatinho tem face apesar de ser cego de um olho. É dominante com outros gatos e um mimo com as pessoas. Um dia ainda vou conseguir tirar uma foto da cara dele.

NUCK UM CASO COMPLICADO

O Nuck é o caso mais complicado de todos, as vezes nem sei o que fazer. Neste momento está numa fase boa (apesar da aparência), tem comido bem e tenta ignorar a dor que sente... já o vi abrir a boca para a comida cair no chão, havia sangue. As vezes ao comer emite um som como se fosse um grito... devido a sua condição já não mia e é uma forma de expressar quando sente muita dor.

CAROL E A ALERGIA

Como se pode notar pelas fotos a Carol está com uma alergia na barriga que se estende nas patinhas de trás. Provavelmente é causada por pulgas, ela não se deixa aproximar a ponto de colocar desparasitante externo. Temo que piore e fique sem pêlos, o inverno não tarda a chegar e ela é uma gatinha de rua...

JUNO ESTÁ MAIS CONFIANTE

A Juno está mais confiante, adora mimos e já não foge. É uma gata saudável e com pêlos super macios.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ÍSIS NA LIMPEZA.

Final de tarde de 2011 (data errada na foto), após uma boa refeição é hora de lavar as patas e a cara. Reparem que próximo do pescoço está inchado, é o tal nódulo que já falei num outro post... :(

JUNO NA PREGUIÇA APÓS O JANTAR

Após o jantar, barriguinha cheia e o momento perfeito para ficar na preguiça. Esta gata é super simpática! (Data errada, ano de 2011)

EIS O TRIO

Este trio já anda pelas ruas há anos!

KENNY - FALTAVA SUA FOTO

Este é o Kenny, faltava a sua foto, não que faça alguma diferença ma foi o que consegui. Prometo tentar outras vezes mas ele não pára um segundo e quando vê a máquina foge. A data está incorrecta, o ano é 2011. Por isso a foto é recente e um gato preto de costas é sempre um gato preto como qualquer outro :\

sexta-feira, 22 de julho de 2011

ÍSIS TEM UM NÓDULO CERVICAL NO PESCOÇO

(O ano está errado, é 2011)

Ontem ao tratar da colónia vi que a Ísis tem um nódulo cervical na zona do pescoço, apalpei, era redondo e duro. Segundo o veterinário devo observar por 3 a 4 dias para ver se aumenta de tamanho, tanto poderá ser um abcesso como um tumor. No primeiro caso se trata com antibiótico e no segundo apenas com cirurgia.
Caso não desapareça terei que capturá-la e levar ao veterinário para um diagnóstico correcto. Temo que seja um tumor, é uma gata de rua e não terá hipóteses para se recuperar :(

segunda-feira, 11 de julho de 2011

NUCK ESTÁ EM TRATAMENTO


Após ter passado alguns meses com sérias dificuldades para se alimentar, havendo alguns dias que simplesmente não conseguia engolir absolutamente nada! Nem mesmo a mousse da Gourmet que arriscava uma ou duas lambidas desistindo a seguir. Neste momento o Nuck tem apresentado um apetite voraz, então aproveitei para iniciar a partir do dia 08/07 uma sequência de antibiótico (1/8 de Xeden 125gr) na expectativa que se recupere das prováveis úlceras que deve ter na boca, assim como a corisa e o possível abcesso do lado direito da cara.
Gostava muito de um dia poder ver este gatinho com aparência saudável.

DIÁRIO DE DESPARASITAÇÕES

Imagem retirada da Internet


É mais fácil criar um diário onde vou acrescentando as desparasitações de cada gato do que fazer post individual, para mim também é melhor para poder controlar as datas. Na verdade os gatos deviam ser desparasitados mensalmente, porém financeiramente se torna impossível para uma única pessoa, tento desparasitá-los sempre no período do verão que é o clima mais oportuno para os parasitas se manifestarem.



DESPARASITAÇÃO EXTERNA

Ísis - Frontiline Combo em 10/06; Effipro em 09/07; Advantage 11/08
Juno - Frontiline Combo em 10/06; Frontiline Combo em 09/07; Advantage 28/07
Kenny - Effipro em 12/06; Effipro em 10/07; Advantage 11/08

DESPARASITAÇÃO INTERNA

Ísis - Lopatol 500mg (1/3) em 16/06
Juno - Lopatol 500mg (1/3) em 17/06
Carol - Milbemax (1/2) em 14/07
Kenny - Milbemax (1/2) em 16/07
Nuck - Milbemax (1/2) em 17/07


Os demais ou não consigo me aproximar ou ainda não tive oportunidade de estar com eles por aparecerem esporadicamente.

terça-feira, 14 de junho de 2011

ÍSIS E A CORISA



Não há nada mais complicado do que tratar de um animal que vive na rua. Ficamos à disposição deles e já é a terceira vez que reinicio o tratamento com Xeden 125mg. A primeira vez tomou só um dia e esteve desaparecida nos dias seguintes, reapareceu e voltou a tomar o antibiótico 2 dias seguidos, voltando a falhar no terceiro dia. Ontem apareceu toda imunda, parece que dormiu dentro de uma lareira... reiniciei o tratamento. Esta será a última tentativa uma vez que deve fazer mal ao animal interromper e voltar a tomar antibióticos com tanta frequência. Vamos torcer para que ela apareça nos próximos 4 dias pelo menos.

Novas notícias: A Ísis tomou a medicação nos seguintes dias: 08/06, 10 e 11/06, 13 e 14/06. Até que desisti por haver muitas falhas e não ser bom para a saúde dela. Fiquei a espera de ver o resultado e como as remelas desapareceram dei o tratamento por concluído. Agora ela está óptima!


JUNO E ÍSIS ESTÃO DESPARASITADAS

A Juno e a Ísis foram desparasitadas externamente no dia 08 de Junho. Há outro gato que também foi desparasitado no dia 12, na verdade não sei ainda se é um gato ou gata. Sei que tinha imensas carraças por todo o corpo. Espero que agora consiga se livrar delas uma vez que já apareceram algumas peladas nos pêlos o que poderá ser alergia aos parasitas.

CAROL FOI APANHADA PARA IR AO VET MAS ESCAPOU :(

A Carol nunca teve uma vida fácil e agora está num estado ainda mais crítico. Além da magreza, a pata partida que cicatrizou torta tendo como consequência a ponta dos dedinhos em carne viva uma vez que arrasta no chão quando anda. Ainda apareceu uma alergia deixando a parte interna das suas patas traseiras sem pêlos, a pele grossa e avermelhada. Na quinta-feira passada consegui apanhá-la com intenção de levá-la ao veterinário, usei uma transportadora mas ela escapou e agora não se aproxima. Tenho pena porque é uma gatinha muito tranquila e merecia uma oportunidade fora da rua.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ÍSIS TERÁ QUE REINICIAR O TRATAMENTO


Sim, sim, a Ísis deu cabo do meu esquema para lhe dar medicação. Ontem esta figurinha não apareceu, ainda estive a espera dela e nada! De nada valeu o comprimido que tomou no dia anterior, vou ter que reiniciar o tratamento hoje caso apareça.


JUNO ESTÁ FAZENDO TRATAMENTO PARA CORISA


A Juno iniciou ontem o tratamento com Xeden 150mg para corisa. É uma gatinha muito eléctrica e após 30 minutos atrás dela consegui que comesse o comprimido. Fico na expectativa que apareça hoje para 'jantar' e tomar a medicação :).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ÍSIS ESTÁ SENDO TRATADA DE UMA CORISA


Parece que nesta fase os gatos da colónia não andam nada bem! Quase todos aparentam ter algum problema de saúde...
A Ísis está com corisa, ontem iniciou o tratamento com Xeden 150mg. Só espero conseguir dar a medicação durante os 8 dias indicados pelo veterinário.
Quando os gatos estão na rua por mais que tentamos seguir uma medicação correcta depende deles... e quando falham um dia, estragam todo o nosso plano e a eficácia da medicação.

SIMÃO E LUNA - GATO DOMESTICADO OU GATA DE RUA?


Apesar da imensa saudade que sinto do Simão (siamês) e da Luna, e da falta que a companhia deles me faz, lembro dos bons momentos com alegria. Não pude salvá-los do seu destino, que é o destino de todos nós, mas pelo menos pude lhes proporcionar uma vida agradável enquanto estiveram comigo.
Com o Simão descobri a ternura de um gato para com o 'seu' dono, também descobri que os gatos podem ser obedientes e ensinados. Com a Luna descobri que uma gata de rua pode ser tão meiga quanto um gato domesticado, mesmo que esta tenha nascido e vivido os primeiros meses da sua vida sem contacto com humanos.
A diferença entre um gato domesticado desde pequeno com um que veio da rua é a independência que todos têm por natureza, mas os gatinhos que nascem e vivem nas ruas desenvolvem mais este lado devido as suas necessidades de sobrevivência.
É óbvio que quando se leva para casa um gato que está habituado à rua é necessário conquista-lo e passar alguma segurança. A recompensa que recebemos em troca é muito gratificante.
Os gatos domesticados assim como os gatos de rua se rendem quando são escovados. E quem não gosta de mimos?

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ADEUS LUNA! MAIS UMA ESTRELINHA BRILHA NO CÉU!

A Luna era uma gatinha que fazia parte da colónia, a pouco mais de um ano arranjei dono para ela e 1 semana depois fui buscá-la porque não se revelaram ser bons donos. Levei-a para minha casa e desde então esteve comigo. Nos últimos 4 meses vinha tomando injecções a cada 15 dias por causa da gengivite, o vet aconselhou retirar 2 dentinhos para tentar controlar a situação e aproveitando a anestesia também seria esterilizada.
Ontem a levei ao vet, ficou internada e hoje pela manhã faria a cirurgia. A menos de 1 hora recebi a notícia que estava tudo correndo bem e ela estava quase acordando quando teve um problema cardíaco e mesmo com as tentativas de reanimação ela não resistiu e partiu.
ADEUS pequenina! Espero que encontre o Simão na ponte do arco-íres e possam novamente brincar juntos...

terça-feira, 17 de maio de 2011

LUNA E A SAGA DA GENGIVITE - Parte III

Em Abril julguei ser o fim do tratamento para a gengivite da Luna. A gengiva parecia muito melhor porém nunca chegou a sarar completamente, melhorava o aspécto e depois voltava. Já em Maio chegou a tomar 2 doses de Convênia e Depo-Medrol. Após ter passado o fim-de-semana reclamando de dores ontem voltou ao vet, tomou uma dose de Convênia e Depo-Medrol e daqui a 15 dias voltará para tomar a segunda dose. No início de Junho terá que fazer uma cirurgia para retirada dos dois dentinhos de trás numa tentativa de controlo apenas.
O vet não pode garantir que ela irá ficar 100% melhor, talvez não precise mais tomar injecções quinzenalmente, poderá ter algumas dores ao comer ração seca. A Luna é muito jovem para se retirar todos os dentes, além de quê a gengivite nos outros dentes é superficial.
Estou tentando lutar por esta pequena, tentando lhe dar uma oportunidade para conhecer o lado bom da vida... e esquecer aquela vida que conheceu antes de seguir para minha casa. Porém os custos com os tratamentos e agora com a cirurgia estão limitando esta tentativa.
Em 2010 foram 45€ em tratamentos. Este ano a conta dela já está em 119,40€ o que irá acrescer a cirurgia que rondará os 120,00€ valor variável consoante as complicações o que poderá sofrer um acréscimo. No total a conta dela já está em 164,40€ que ainda não foram pagos ao vet e após a primeira semana de Junho será 284,40€ (após fazer a cirurgia). Nesta cirurgia a Luna também será esterilizada, assim evita-se que seja anestesiada novamente.
Apesar do vet estar fazendo alguns descontos a situação não está fácil... toda e qualquer ajuda que possam oferecer para saldar esta dívida será muito bem vinda.
Obrigada!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LUNA E A SAGA DA GENGIVITE - Parte II


Esta história ainda não terminou. Após quase 2 meses levando 2 injecções a cada 15 dias a gengivite aparentou ter melhorado, 20 dias depois da última pica a Luna voltou a ter dificuldades para mastigar... ainda não desistiu de comer ração seca mas reclama assim também acontece com as mousses que lhe dou. Hoje volta ao vet para avaliar e talvez tenha que optar mesmo pela cirurgia.
Logo dou notícias...

NUCK EM ESTADO TERRÍVEL!


O Nuck neste momento se encontra num estado terrível! Super magro e os pêlos estão em péssimo estado, parece que regrediu ao que se vê nesta foto. O facto é que o Nuck não consegue comer, deve ter úlceras na boca e tudo que tenta comer acaba por magoar, obviamente que ele deixa a comida e vai-se embora. No sábado fiz uma papa com arroz, frango e fígado... ele conseguiu comer mas ontem já não comeu. Também tento dar paté amassado com um garfo mas mesmo assim tem dificuldades para comer, lambe um pouco e deixa a maior parte na terrina.
Infelizmente não posso fazer muito por ele uma vez que sozinha não consigo aproximação suficiente para o apanhar e levar ao vet, também sei que se fosse ao vet não teria muitas hipóteses uma vez que seu estado é lastimável e por se tratar de um gato de rua é complicado tratar dele para depois voltar a soltar na rua.
Tenho pena, apesar de ser um gato muito desconfiado todos os dias fica a minha espera para comer, mesmo não conseguindo comer...

terça-feira, 19 de abril de 2011

UMA NOVA ESTRELINHA BRILHA NO CÉU - ADEUS SIMÃO!


Após ter criado este blog a alguns anos, apenas dia 13 decidi postar uma foto do meu lindo gato Simão com uma foto que tiramos no dia 09. Não imaginava que em menos de uma semana voltaria a postar uma nova foto como forma de despedida... a doença o venceu e ele partiu para a ponte do arco-íris dia 18.
Não perdi um animal de estimação mas sim um companheiro e a dor que sinto é comparada a dor que sentimos quando perdemos um parente próximo. O Simão para mim era muito especial.
Adeus meu querido, um dia voltaremos a nos encontrar!

"Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar."

(Trecho da Canção da América - Milton Nascimento)


quarta-feira, 13 de abril de 2011

SIMÃO GATÃO - ADOPTADO DO GATIL


Este é o Simão, meu gato, que foi adoptado do gatil municipal de Braga em meados de 2006. Foi aqui que começou a minha paixão por gatos e se estendeu pelos gatos que andavam pelas ruas em busca de comida nos sacos de lixo. O Simão foi entregue por uns senhores e segundo informações que obtive na altura a sua dona que já era uma senhora de idade havia falecido e os filhos entregaram ele e uma gata no gatil.
Um ano após tê-lo adoptado foi diagnosticado uma insuficiência renal que já devia existir aquando da sua adopção, a partir daí iniciou o tratamento com medicação e ração de dieta. Durante os primeiros anos apesar de haver vômitos a doença estava bem controlada, este ano o Simão perdeu muito peso estando actualmente com pouco mais de 4kg, nada a ver com o gato de 8kg que um dia já fora. Tenho lutado por ele durante todos estes anos e sou retribuída com uma meiguice extrema.
Apesar de não ser um gato de colónia também é um gato que foi separado da sua família . E para quem não acredita que os gatos adultos se adaptam a um novo lar, esta é a prova concreta que se adaptam sim!
Adoro este gato e sua companhia é muito valiosa para mim.

LUNA - FIM DO TRATAMENTO! (ufa!!!)

Após mais de um mês em tratamento já não há nada a fazer. O veterinário acredita que não vai melhorar mais do que está, apesar de não ter pus a gengiva continua vermelha.
Nestes últimos dias a Luna tem arriscado a comer alguns grãos de ração seca porém a húmida ainda continua sendo a sua comida de eleição. Daqui a 14 dias terá uma nova avaliação do vet e enquanto isso vou observando para ver se ela come ração seca sem reclamar de dor.
Só espero que o próximo passo não seja a cirurgia para retirada dos dentes de trás.
Como podem ver no campo 'Outros tratamentos' do Boletim Sanitário de Gatos já não há espaço para registar os seus tratamento, tendo assim que utilizar a página do 'Licenciamento'.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CRIS TEVE BEBÉS

Esta é a Cris, já faz tempo que não dou notícias e também não tenho fotos actualizadas dela. A Cris é uma gata muito desconfiada, na altura consegui estas fotos mal focadas porque ela estava no cio e consequentemente se comportava como uma mimalha.
Na verdade a Cris não faz parte da colónia que trato, ela vem de direcção oposta e atravessa uma rua super movimentada apenas para poder se alimentar.
Ontem tentei seguí-la para saber onde estão os bebés, claro que ela desconfiou e fez um desvio enorme antes de voltar para junto deles. Não consegui saber exactamente onde estão, apenas que é no meio de umas silvas e não tem nada que possa protegê-los do frio ou do sol. O que me preocupou foi o facto do local ser perto de uma escola e do outro lado existir uma via rápida, dependendo da direcção que os bebés seguirem quando começarem a andar podem ter a sua curta vida condenada.
Vou tentar passar por lá daqui a algumas semanas, talvez tenha sorte de os encontrar. Neste momento devem ter cerca de 1 semana e não quero alarmar a gata fazendo com quê mude os bebés de local.
Deixo aqui uma nota: Em todos os cios a Cris apareceu prenhe e em nenhuma das vezes cheguei a ver os seus filhotes... não sei dizer qual foi o destino deles e não consigo ser optmista se tratando de gatos de rua.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

NUCK REINICIOU A MEDICAÇÃO


O Nuck está cada vez pior, a cara dele não desincha, parece que tem uma bola do lado direito. Este gato está em sofrimento e não sei o que mais posso fazer por ele, não consigo apanhá-lo sozinha para levá-lo ao veterinário. Ontem tentei iniciar o antibiótico Xeden 150mg porém quem acabou por comer a comida foi uma gata que não necessita de medicação.
É uma verdadeira tortura tratar deste gato devido a presença dos demais. Fico desanimada com a situação dele... as vezes preferia que morresse do que ver o estado do gato e imaginar o seu sofrimento dia após dia.
Seria muito bem vindo uma mão amiga para tentarmos ajudar este gato.
Ps. Esta foto não é recente, ainda não tinha a cara inchada e nem os olhos repletos de remelas amarelas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

LUNA E A EXPECTATIVA QUE MELHORE

Aqui está uma foto actual da Luna, com 3.350kg é uma gata gorducha que só come e dorme. Embora nos últimos dias tenha comido apenas ração húmida o que não é muito saudável para ela ainda tenho esperança que melhore e passe a comer ração seca... Fazer figas e esperar mais uma semana até a sua ida ao vet... por enquanto já não posso fazer mais nada além disso!

quinta-feira, 31 de março de 2011

LUNA E A SAGA DA GENGIVITE - Parte I


Como já foi dito num post anterior, desde o início deste mês a Luna vem tratando da gengivite sem sucesso. Ontem voltou ao veterinário e continua com uma inflamação purulenta. Voltou a tomar injectáveis e daqui a 14 dias terá que retornar para uma nova consulta.
Caso não apresente melhoras terá que fazer uma cirurgia para a retirada dos dentes posteriores numa tentativa de controlar a inflamação.
Os gastos com o veterinário já estão ficando insuportáveis... lembrando que não tenho qualquer ajuda monetária para o seu tratamento e se necessitar de cirurgia não ficará por menos de 150€ segundo informações do veterinário.
Vamos torcer para que desta vez ela recupere e não precise de intervenção cirúrgica o que seria complicado para uma gata tão jovem perder os dentinhos de trás.

segunda-feira, 28 de março de 2011

FÉLIX PRECISA DE UM DONO

Para quem acredita que um gato de rua é apenas um gato de rua, está aqui a prova. O Félix está em FAT (Família de Acolhimento Temporário) e de gato sujo e magro podemos conferir no que se transformou... Segundo a FAT ele é um gato meigo, que não pode ouvir o barulho de abrir latas que vai correndo verificar se é comida para felinos... O único problema é que a FAT não pode mais ficar com ele e precisa urgentemente de alguém que o adopte ou seja FAT para que o Félix não tenha que ir para o hostil gatil de Braga. Alguém se habilita a tomar conta de um gato mimado?
Aqui fica um pequeno vídeo que a FAT gravou do Félix.
http://www.youtube.com/watch?hl=en&v=Yx8biUlvfII

CATHY DESAPARECIDA


Passei um ano para conquistar a confiança da Cathy, levei mais um ano mostrando para ela que podeia confiar nas pessoas... O certo é que a Cathy desapareceu por uns tempos, reapareceu e se monstrou um bocado desconfiada, voltou a desaparecer por mais um tempo. Por 2 ou 3 dias voltei a vê-la mas não se aproximou de mim como fazia no passado... desde então nunca mais voltei a vê-la.
Espero que alguém tenha se rendido a sua meiguice e a tenha levado para casa... não quero pensar no que acontece a maioria dos gatos de colónia quando desaparecem...

REPREENSÃO POR PARTE DE MORADORES POR ALIMENTAR OS GATOS

Este é o local onde a maioria dos gatos habitam, inclusive alguns dormem naquela casa que está abandonada e que faz parte de uma propriedade privada. Há apenas 2 gatos que não faço ideia onde dormem, nunca consegui seguí-los porque simplesmente desaparecem ou estacam no mesmo sítio até eu desistir.
No sábado, dia 25, quando fui levar comida aos gatos e um morador da rua me chamou e disse para não os alimentar mais e justificou dizendo que eles tinham que caçar, etc. Depois pediu para que eu os levasse para o gatil e ainda acrescentou que se um dia quando saísse de casa encontrasse um gato em cima ou encostado ao seu carro, se tivesse oportunidade iria chutá-lo... fez questão de repetir esta frase.
Apontou para o Nuck que está em situação precária e disse que eles tinham crianças e o gato naquele estado andava pelas ruas... "Como se o pequeno tivesse culpa da vida que leva".
Salientei que os alimentava porque era preferível comerem a ração do que rasgar os sacos de lixo para procurar comida, além de não ser saudável para os animais ainda teríamos que desviar do lixo espalhado pelo passeio, também lhe disse que a culpa daquela situação não era dos gatos e sim dos humanos que os abandonaram a sua sorte...
Claro que após alguns minutos de conversa o senhor entrou para casa e fechou a janela. Sim, porque ele não teve o trabalho de sair de casa e sim me chamar de um 2º andar . E eu fiquei a chuva para ouvir as barbaridades pronunciadas por aquele senhor.
Pelo que percebi ele queria que eu resolvesse o seu problema, ou seja, retirasse os gatos dali. Porque a CatWoman aqui (como ele me denominou) teria a solução para a retirada imediata dos gatos e assim não precisaria mais desviar dos gatos famintos que andam pelo passeio do seu prédio.
É por causa de "tipos" como este que há tantos animais em estado precário nas ruas. Preferem desviar e chamar a atenção das pessoas que fazem alguma coisa do que mexer uma única palha a favor dos animais.

sexta-feira, 18 de março de 2011

LUNA E A SAGA DA GENGIVITE


Diferentemente da outra vez que a Luna esteve com as gengivas inflamadas desta vez parece não querer passar. Desde o início do tratamento (início de Março) ela já tomou 2 injecções de Depo-Medrol 0,5ml, 2 injecções de Convenia 0,25ml, 1 injecção (não sei o nome) e está tomando 2ml do antibiótico Metacan 0,5mg/ml. Mesmo assim a gatinha ainda não consegue mastigar a ração seca.
Tenho dado ração Royal Canin por ser de boa qualidade e ter grãos pequenos, assim ela consegue comer engolindo-os inteiros. Também misturo com ração húmida e vou variando a sua alimentação desta forma.
No dia 14 aquando da sua última consulta, o veterinário disse que apesar dela ter os dentes bons e sendo uma gata tão jovem não percebe o motivo de ter desenvolvido gengivite. Já fez teste de FIV/FELV e ambos tiveram o resultado negativo. A pequena tem 2 úlceras na gengiva, bem ao fundo, justamente acima dos dentinhos que usa para quebrar a ração seca.
Apesar de tudo a boa notícia é que ela está pesando 3.300kg. Fico a dever uma foto recente para verem como está linda e gorda.

sexta-feira, 4 de março de 2011

LUNA ESTÁ NOVAMENTE COM GENGIVITE


Após 8 meses do primeiro tratamento de gengivite a Luna voltou a ter dificuldades para comer. Foi levada ao veterinário e tomou 2 injecções, melhorando e voltando a se alimentar. Um mês se passou e novamente a gatinha demonstrou dificuldades para comer, não conseguia comer ração húmida e as vezes engolia grãos inteiros da ração seca.´
Esta semana começou um novo tratamento, já tomou 2 injecções, daqui a 8 dias tomará mais 2.
Estas coisas me fazem pensar naqueles gatinhos tal como já aconteceu com ela mas que ainda vivem na rua e não tem ninguém que olhe por eles... Até para ser animal é preciso ter sorte...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

NUCK NOVAMENTE DOENTE!


O Nuck está novamente com problemas de saúde. Tempos atrás apresentou um inchaço do lado direito da cara que ao fim de alguns dias rebentou deixando um buraco em carne viva. Passado algum tempo voltou a ter um inchaço em quase toda a extensão do pescoço que também ficou em carne viva.
Faz umas 3 semanas que apareceu com o lado direito da cara inchada mas desta vez não rebentou, continua inchado e tem dificuldades para comer chegando a tossir como se fosse uma pessoa, baba e deixa de comer... acredito que sinta dor.
Uma vez que não consigo apanhá-lo e nem mesmo me aproximar conversei com um veterinário que receitou o mesmo antibiótico (Xeden) que ele já havia tomado aquando das outras situações. Também disse que aquilo pode ser uma fístula e estar drenando internamente.
Tenho pena deste gato mas não consigo fazer mais do que dar comida, a medicação e torcer para que melhore.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

LUNA ENCANTADA

Este é um dos locais preferidos da Luna durante este inverno, o seu primeiro inverno quentinha.
Aquela botinha branca que está na lareira do lado direito, é dela.

DONATIVO AAA


Agradecemos ao Projecto Ajuda Alimentar Animal que no mês de Dezembro ofereceu à Colónia de Lamaçães 20 quilos de ração seca, 12 saquetas Gourmet Perle e 10 terrinas Sheba. Um muito obrigada do fundo do coração a estas pessoas que tanto ajudam estes animais que conheceram o lado errado da vida.

LUNA E O PRIMEIRO INVERNO


Este inverno é muito especial para a Luna, é o primeiro que ela passa num ambiente quentinho (desde que nasceu todos os outros foram passados na rua). Tudo é novidade para esta gatinha que passa horas vendo as gotas de chuva que batem no vidro da janela, em vão tenta agarrá-las com suas garrinhas afiadas e segue com o olhar o percurso das gotas até se fundirem numa única poça d'água sobre a pedra de mármore gelada.

DONATIVO AAA


Agradecemos ao Projecto Ajuda Alimentar Animal que no mês de Novembro ofereceu à Colónia 30 quilos de ração seca e 28 saquetas Gourmet Perle.

Um muito obrigada em nome de todos os gatinhos.