quinta-feira, 31 de março de 2011

LUNA E A SAGA DA GENGIVITE - Parte I


Como já foi dito num post anterior, desde o início deste mês a Luna vem tratando da gengivite sem sucesso. Ontem voltou ao veterinário e continua com uma inflamação purulenta. Voltou a tomar injectáveis e daqui a 14 dias terá que retornar para uma nova consulta.
Caso não apresente melhoras terá que fazer uma cirurgia para a retirada dos dentes posteriores numa tentativa de controlar a inflamação.
Os gastos com o veterinário já estão ficando insuportáveis... lembrando que não tenho qualquer ajuda monetária para o seu tratamento e se necessitar de cirurgia não ficará por menos de 150€ segundo informações do veterinário.
Vamos torcer para que desta vez ela recupere e não precise de intervenção cirúrgica o que seria complicado para uma gata tão jovem perder os dentinhos de trás.

segunda-feira, 28 de março de 2011

FÉLIX PRECISA DE UM DONO

Para quem acredita que um gato de rua é apenas um gato de rua, está aqui a prova. O Félix está em FAT (Família de Acolhimento Temporário) e de gato sujo e magro podemos conferir no que se transformou... Segundo a FAT ele é um gato meigo, que não pode ouvir o barulho de abrir latas que vai correndo verificar se é comida para felinos... O único problema é que a FAT não pode mais ficar com ele e precisa urgentemente de alguém que o adopte ou seja FAT para que o Félix não tenha que ir para o hostil gatil de Braga. Alguém se habilita a tomar conta de um gato mimado?
Aqui fica um pequeno vídeo que a FAT gravou do Félix.
http://www.youtube.com/watch?hl=en&v=Yx8biUlvfII

CATHY DESAPARECIDA


Passei um ano para conquistar a confiança da Cathy, levei mais um ano mostrando para ela que podeia confiar nas pessoas... O certo é que a Cathy desapareceu por uns tempos, reapareceu e se monstrou um bocado desconfiada, voltou a desaparecer por mais um tempo. Por 2 ou 3 dias voltei a vê-la mas não se aproximou de mim como fazia no passado... desde então nunca mais voltei a vê-la.
Espero que alguém tenha se rendido a sua meiguice e a tenha levado para casa... não quero pensar no que acontece a maioria dos gatos de colónia quando desaparecem...

REPREENSÃO POR PARTE DE MORADORES POR ALIMENTAR OS GATOS

Este é o local onde a maioria dos gatos habitam, inclusive alguns dormem naquela casa que está abandonada e que faz parte de uma propriedade privada. Há apenas 2 gatos que não faço ideia onde dormem, nunca consegui seguí-los porque simplesmente desaparecem ou estacam no mesmo sítio até eu desistir.
No sábado, dia 25, quando fui levar comida aos gatos e um morador da rua me chamou e disse para não os alimentar mais e justificou dizendo que eles tinham que caçar, etc. Depois pediu para que eu os levasse para o gatil e ainda acrescentou que se um dia quando saísse de casa encontrasse um gato em cima ou encostado ao seu carro, se tivesse oportunidade iria chutá-lo... fez questão de repetir esta frase.
Apontou para o Nuck que está em situação precária e disse que eles tinham crianças e o gato naquele estado andava pelas ruas... "Como se o pequeno tivesse culpa da vida que leva".
Salientei que os alimentava porque era preferível comerem a ração do que rasgar os sacos de lixo para procurar comida, além de não ser saudável para os animais ainda teríamos que desviar do lixo espalhado pelo passeio, também lhe disse que a culpa daquela situação não era dos gatos e sim dos humanos que os abandonaram a sua sorte...
Claro que após alguns minutos de conversa o senhor entrou para casa e fechou a janela. Sim, porque ele não teve o trabalho de sair de casa e sim me chamar de um 2º andar . E eu fiquei a chuva para ouvir as barbaridades pronunciadas por aquele senhor.
Pelo que percebi ele queria que eu resolvesse o seu problema, ou seja, retirasse os gatos dali. Porque a CatWoman aqui (como ele me denominou) teria a solução para a retirada imediata dos gatos e assim não precisaria mais desviar dos gatos famintos que andam pelo passeio do seu prédio.
É por causa de "tipos" como este que há tantos animais em estado precário nas ruas. Preferem desviar e chamar a atenção das pessoas que fazem alguma coisa do que mexer uma única palha a favor dos animais.

sexta-feira, 18 de março de 2011

LUNA E A SAGA DA GENGIVITE


Diferentemente da outra vez que a Luna esteve com as gengivas inflamadas desta vez parece não querer passar. Desde o início do tratamento (início de Março) ela já tomou 2 injecções de Depo-Medrol 0,5ml, 2 injecções de Convenia 0,25ml, 1 injecção (não sei o nome) e está tomando 2ml do antibiótico Metacan 0,5mg/ml. Mesmo assim a gatinha ainda não consegue mastigar a ração seca.
Tenho dado ração Royal Canin por ser de boa qualidade e ter grãos pequenos, assim ela consegue comer engolindo-os inteiros. Também misturo com ração húmida e vou variando a sua alimentação desta forma.
No dia 14 aquando da sua última consulta, o veterinário disse que apesar dela ter os dentes bons e sendo uma gata tão jovem não percebe o motivo de ter desenvolvido gengivite. Já fez teste de FIV/FELV e ambos tiveram o resultado negativo. A pequena tem 2 úlceras na gengiva, bem ao fundo, justamente acima dos dentinhos que usa para quebrar a ração seca.
Apesar de tudo a boa notícia é que ela está pesando 3.300kg. Fico a dever uma foto recente para verem como está linda e gorda.

sexta-feira, 4 de março de 2011

LUNA ESTÁ NOVAMENTE COM GENGIVITE


Após 8 meses do primeiro tratamento de gengivite a Luna voltou a ter dificuldades para comer. Foi levada ao veterinário e tomou 2 injecções, melhorando e voltando a se alimentar. Um mês se passou e novamente a gatinha demonstrou dificuldades para comer, não conseguia comer ração húmida e as vezes engolia grãos inteiros da ração seca.´
Esta semana começou um novo tratamento, já tomou 2 injecções, daqui a 8 dias tomará mais 2.
Estas coisas me fazem pensar naqueles gatinhos tal como já aconteceu com ela mas que ainda vivem na rua e não tem ninguém que olhe por eles... Até para ser animal é preciso ter sorte...