terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FUI MORDIDA PELO GATO PRETO

Ontem fui mordida pelo gato preto, poderá ser abatido :(. Me coloquei na frente dele para que não atacasse um gatinho e ele saltou para o meu braço ficando preso como se fosse um macaco, mordeu e saltou para o chão novamente. Sorte que estava com um casaco de ganga e uma blusa grossa por baixo, ainda assim conseguiu furar a pele. Já tinha pedido para a ABRA publicar no site um pedido de adoção, sendo assim ele não poderá ser adotado e principalmente viver num apartamento.
Também já não confio em deixá-lo na rua porque se uma criança o irritar poderá saltar e morder como fez comigo. Assim sendo só há duas alternativas, ou ele vai para uma quinta onde não tenha outros gatos ou então será abatido, pois não posso juntá-lo com outros gatos e nem deixá-lo na rua.
ALGUEM CONHECE UMA QUINTA ONDE O GATO POSSA SER SOLTO? Será castrado antes de ser solto.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COLÓNIA PRÓXIMO AO PORTO




No caminho para o meu trabalho existe uma colónia, descobri casualmente quando andava pelo passeio e ouvi um gatinho a miar... estava dentro do contentor de lixo, acredito que subiu no muro para procurar comida no contentor e caiu lá dentro. Me faz lembrar a história do João Ratão.
Tirei o gatinho (preto) com a ajuda de um senhor e na hora do almoço fui levar ração... acabei por conhecer a mãe e a irmãzinha (tartaruga), no dia seguinte estranhei não haver nem um grão de ração no potinho... voltei a encher e no dia seguinte estava novamente vazio, deixei um saco com 2kg aberto e dois dias depois já tinha acabado. Nestas idas acabei por contar 7 gatos mas só consegui fotografar um. 
Infelizmente não consigo alimentar esta colónia, por isso uma vez por semana passo lá e deixo um saco com 2 ou 4kg de ração que devoram num ápice.
O local não é apropriado por se tratar de propriedade privada, por ali é o único local protegido que existe por este motivo arrisco...
 

OFERTA DE RAÇÃO

No dia do animal a Husse Braga ofereceu um saco de 15kg para os gatinho da colónia de Lamaçães. Em nome de todos os gatinhos agradeço de coração. Um muito obrigada!

NOVAS PRESENÇAS NA COLÓNIA - PARTE I

Sobre o assunto das novas presenças consegui fotografar uma das criaturinhas fofas, é aquele gatinho que está ao fundo. É muito fofinho, ainda juvenil e cheio de energia. Confesso que não consegui ver o pequenino direito porque anda aos saltos e tanto salta para o passeio como salta para debaixo dos carros. Além dele também há um pretinho do mesmo tamanho, parece ter o rabo torcido... também não consegui ver direito e nem fotografar, são ariscos.
Só espero que o gato preto terrorista que está na colónia desde Agosto não os expulse de lá, o gato é  meigo com pessoas mas um terror com os outros gatos.
Vou dando  notícias sobre os gatinhos sempre que possível.

COMIDA CASEIRA PARA OS GATOS

Todo fim de semana faço esta panela de comida para os gatos da colónia de Lamaçães. Dá trabalho porque é preciso cortar as cenouras, cortar os fígados... depois de tudo pronto separo em tupperware para os dias da semana. Alguns gatos estavam habituados a comer restos no lixo por isso preferem comida humana do que ração... assim sendo faço uma comida saudável, sem sal ou qualquer tempero e deixo ração à disposição. Me faz muita confusão ver gatos magros ou rasgando sacos de lixo... 
Não custa nada as pessoas que tem sobras em casa colocar num saquinho à parte e quando levarem o lixo para a rua colocarem ao lado, desta forma os gatos vão directamente no saquinho de comida ao invés de rasgarem os sacos e espalharem o lixo pelo passeio.

GATO PRETO

Este gato apareceu na colónia em Agosto e foi ficando por lá. Estava magro e cheio de pulgas, uma semana depois perdeu a coleira... o gato ainda continua na colónia, agora além de não ter coleira também já não tem pulgas e não está magro. De todas as necessidades básicas agora ele só precisa de um dono que não o abandone.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NOVAS PRESENÇAS NA COLÓNIA

Parece que este ano é o ano dos gatos. Não me lembro de tantos gatos abandonados nos anos anteriores.
Quarta-feira da semana passada ouvi uns miados desesperados na rua, fui atrás e me apercebi que era um gatinho bebé que estava no motor de um carro. Coloquei comida para ver se ele saía...e nada! Fui para casa e 15 minutos depois voltei, a comida tinha desaparecido e os miados continuavam. Estive 2 horas tentando ver se o gatinho saía, choveu, estava frio, o pequeno conseguia mudar de carro sem que eu visse.
Apenas consegui ver que era um gatinho preto.
No dia seguinte quando voltava para casa vi um gatinho de cor clara atravessando a rua (irmão?), coloquei comida e quando me afastei ela desapareceu completamente, não ouvi miados desesperados e não consegui saber onde o gatinho estava para tentar apanhar.
Ontem, quando já estava indo embora após ter colocado comida para a colónia vi algo parecido com um monte algodão saltando para o passeio. Era um gatinho tigrado claro, tentei me aproximar mas lá está, o motor dos carros é um excelente esconderijo para estas criaturinhas minúsculas.
Vamos ver se hoje terei mais novidades.

MAIS UM PRETINHO NA COLÓNIA

No mês de Agosto este gato apareceu na colónia. É um macho e não está castrado. Pensei que pudesse ter caído de alguma varanda e estivesse perdido, publiquei um anúncio e ninguém apareceu à sua procura. Concluo que o gato foi abandonado propositalmente naquela rua por saberem da existência da colónia e que uma pessoa lhes dava de comer. É típico. Apesar de ser meigo com pessoas é uma verdadeira peste com os outros gatos, é territorial e não deixa nenhum gato comer, está sempre atento, quando vê um gato corre atrás até este desaparecer.
Neste momento ele dorme em baixo de umas escadas, improvisei uma caixa com jornais e mantas... apesar de não ser tão confortável como a casa onde vivia pelo menos não chove e tem um cantinho quentinho.
Tentarei arranjar um dono para o pequeno. Quem sabe terá mais sorte do que os outros... mas terá que ser filho único!

GATOS QUE PRECISAM DE DONO OU FAT.

O Zeus andava na rua e um morador incomodado com a sua presença resolveu soltar o gato em outra zona desconhecida para ele. Felizmente foi encontrado por uma senhora que  pensando que o gato tivesse dono o acolheu e entrou em contacto com a ABRA. Neste momento o Zeus está em FAT (família de acolhimento temporário) e precisa de um dono definitivo.

A Giulietta está numa FAT que provavelmente neste mês de Dezembro não poderá mais ficar com ela. A Juju, como a chamo, precisa de uma nova FAT ou um dono.

O Félix está numa situação precária. É um gato que já teve dono e o abandonou, já esteve no Gatil Municipal de Braga e ia ser abatido, foi acolhido por uma senhora que o manteve em casa por mais de 1 ano. Nunca apareceu ninguém interessado em adoptá-lo. Esteve em FAT por algumas semanas na casa de uma rapariga que teve que emigrar, agora está em FAT na casa de uma senhora que não quer o gato porque diz que solta muitos pêlos, por este motivo o mantém preso entre a cozinha e a varanda. Segundo a senhora o gato está infeliz mas ter que limpar a casa todos os dias e lavar as mantas 2 vezes por semana é impraticável... O Félix precisa de uma nova FAT ou um dono que lhe mostre que a vida não é feita apenas de abandono.

TRIO MAIS ANTIGO DA COLÓNIA

Estas gatinhas estão na colónia há 4 anos. Já me conhecem bem e eu a elas. A Carol e a Juno todos os dias me esperam na rua e quando demoro vão ao meu encontro. A Ísis passa semanas sem aparecer mas sei que vai comer, pelo menos tem estado gordinha. Se pudesse levava o trio para minha casa, são como se fossem minhas. Adoro-as!
Na realidade a colónia tinha a volta de 18 gatos, muitos desapareceram e restaram estas três. Muitos outros gatos passaram pela colónia, alguns foram desaparecendo enquanto outros ainda andam por lá. Vida de gatos de rua é assim...