terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SEM LUGAR PARA COMER

 
Depois de terem cortado as silvas onde os gatos usavam como esconderijo no dia 11 encontro obras no local onde costumo colocar comida para os gatos.

Andavam todos desesperados para comer, algumas gatas varavam a cerca procurando a comida.

 
Onde tem este monte de terra é o local onde ficavam as tigelas.


Algum trabalhador teve a bondade de tirar as tigelas com ração e água e colocou do lado de fora mas na hora de jogar a terra não tiveram o mesmo cuidado :(


Por sorte encontrei dois garrafões vazios de água e improvisei...esta gata estava cheia de fome e nem esperou que eu terminasse de colocar a ração.

 
Neste momento elas estão comendo na rua, por sorte parou de chover estes dias e hoje a chuva recomeçou :(
 

CÁ ESTÁ A MINORCA



Cá temos a minorquinha que nasceu no dia 26 ou 27 de Agosto, eram 3 filhotes, os outros desapareceram. Na verdade ainda não sei se é macho ou fémea, acredito que seja uma menina.


 
A minorquinha com sua mamã na hora do jantar ;)
Se alguém estiver interessado em dar um lar para a minorca é só contactar :)

ONDE EU ME SENTO?


Em casa é quase sempre assim, ocupam todo o espaço:) Isso quando não me sento e lá vem todas para o meu colo para disputar um cantinho, quase sempre acabo por ser arranhada uma vez que 'alguém' sempre fica insatisfeito e salta fincando as unhas nas minhas pernas :\

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ÍSIS REAPARECEU APÓS TER PASSADO O VERÃO TODO SUMIDA



Após ter passado o verão todo desaparecida a Ísis reapareceu no outono. Até cheguei a pensar o pior mas felizmente a gatona está bem e gordinha...penso que ela continuou indo comer todos os dias mas após anoitecer, com o novo horário acabo por ir na mesma hora só que já está escuro então deve estar coincidindo com os horários dela. Fico sempre muito feliz quando os bichanos reaparecem após estarem desaparecidos durante algum tempo.

O GATINHO SOBREVIVENTE




Este é o gatinho ou gatinha sobrevivente da ninhada da Carol, ela teve 3 filhotes no dia 26 de agosto...2 deles infelizmente desapareceram ficando apenas este que é super arisco. Infelizmente só o vejo assim por foto e quando consigo tirar, vendo agora acho que está meio magro... quando vou colocar comida não consigo ver porque o gatinho é escuro e se esconde em baixo dos carros. Levo sempre comida húmida para ele mas a mamãe Carol come e quase não deixa o pequeno comer, tento separar um pouco para ela mas tenho que fazer tudo muito rápido para aproveitar os minutos reduzidos enquanto os outros gatos adultos estão comendo do outro lado, senão bufam para o pequeno e ele acaba por não comer :(

SILVA ESCONDERIJO


(fotos tiradas em outubro de 2013)
 
(foto tirada em abril de 2013)
 

No local onde coloco comida para os gatos havia uma grande silva onde os gatos se escondiam e alguns até dormiam ali, era tipo o porto seguro dos gatos. Estas silvas eram muito vastas e tinha uma moita oca por dentro e bem fechada o que protegia os gatos quando as chuvas não eram muitas. No passado mês de outubro uma toxicodependente teve acesso a quinta que fica ao lado desta rua, por acaso algo correu mal e a encontram desmaiada...o senhor dono da quinta com receio que outros toxicodependentes invadissem a quinta e se escondessem atrás da moita mandou cortá-la... Resultado, dois dos três filhotes da gata que teve bebés no dia 26 de agosto desapareceram...acredito que tenham entrado no motor de algum dos carros que estavam estacionados na rua e o final todos nós já sabemos :(

AQUILES - FIM DAS PELADAS



 
Durante o verão o Aquiles ganhou umas peladas que vinham sempre a aumentar o que me deixou muito preocupada. Uma amiga aconselhou a desparasitar externamente e se após 3 meses não desaparecesse deveria levar ao veterinário. Como não havia mal algum em desparasitar, fiz... 4 meses depois a pelagem estava completa.
Durante as duas últimas semanas o Aquiles esteve desaparecido e ontem reapareceu, aproveitei para tirar estas fotos que não são as ideias pois o gatão não para quieto, só quando está nos seus momentos privados e quando está comendo. Como podem ver os pêlos estão brilhantes e sem falhas :)
 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ANNY PRECISA DE UMA NOVA FAT



A Anny neste momento se encontra numa FAT provisória e só poderá ficar até finais de novembro, início de dezembro por isso precisará de uma nova FAT ou dono. A Anny é uma gatinha meiga, calma mas muito medrosa, neste momento já se aproxima da FAT mas ainda não se deixa tocar por esse motivo seria necessário alguém com muita paciência para a pequena poder se socializar adequadamente e ser adotada. A Anny está esterilizada e desparasitada. 

GIULIETTA NA ALEMANHA


Nesta foto a Giulietta já estava na Alemanha. Estava sendo levada para a casa onde será a sua nova moradia. Por ser uma gata muito ativa teve que tomar tranquilizante antes da viagem, quem já transportou animais na bagageira de avião sabe que é necessário retirar o animal para passar a transportadora no raio x, isso seria impossível com a Giulietta em estado normal. Ela chegou bem e até o momento está correndo tudo bem :).

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GIULIETTA FOI ADOPTADA NA ALEMANHA


A Giulietta que estava em FAT desde maio de 2012 viajou hoje para a Alemanha para ser entregue para os seus novos donos. Espero que esta pequena seja muito feliz!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

BIANCA ATREVIDA



A Bianca é a mais atrevida das 3 gatas que tenho em FAT. É a única que quer estar do lado de fora da janela além de ser super curiosa e a mais atenta. A Bianca está para adopção e só será entregue para alguém muito responsável já que ela é atrevidinha.

LUANA - TODOS OS LUGARES SÃO PARA DORMIR

 
A Luana adora dormir nos mais variados lugares e eu adoro vê-la a dormir.
 


na cama, em cima da manta cheia de pêlos

na poltrona

dentro de uma caixa de sapatos

no meu travesseiro

em cima do saco do ginásio

em cima de umas sabrinas velhas

 em cima do edredon que acabou de chegar da lavandaria
 

na janela da cozinha

ANNY GATA POR SOCIALIZAR




A Anny é uma gatinha que foi retirada da rua há pouco mais de 1 mês, neste momento está numa FAT mas precisa ir para outra FAT que tenha experiência em socializar gatinhos. Ela é meiga, está apenas assustada e por isso passa o tempo todo atrás do sofá. A Anny ainda não tem 1 ano de idade e está esterilizada.

LUANA GATA SELVAGEM


Esta é a Luana, uma gatinha que dei para adopção e 1 mês e meio depois devolveram dizendo que era selvagem e devia voltar a ser solta na rua... Levei a gata para casa num estado traumático, ela nem suportava que eu estivesse no mesmo cómodo da casa que ela. Bastaram 2 meses para passar de gata selvagem para gata mimalha.
A Luana adora colo e pede como os cães, ficando em pé e colocando as patas nas minhas pernas. Esra fofura está para adopção mas só será entregue para alguém tão especial quanto ela.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BELCHIOR EM FASES E COM FINAL FELIZ

 
Belchior em sua nova casa. Este é o sonho de qualquer gato, segundo o dono ele passa horas em cima daquela pedra caçando tudo que se mexe :)


Quando apareceu na colónia ferido. Nesta foto estava em FAT para ser tratado e posteriormente adoptado.


 Quando ainda estava na rua e infernizava a vida dos outros gatos. Ele é extremamente dominante, era tudo dele, os carros, a rua, os espaços e pobre de quem o contrariava fosse gatos ou gente. Gato com personalidade forte!
 


 
Quando apareceu na colónia, magrinho, aparentemente inofensivo... usava uma coleira com guizos.
 

AS TRÊS PEQUENAS EM FAT



 Termino as atualizações com uma foto das 3 pequenas que estão em FAT comigo. Como disse, a Bianca está sempre atenta...estavam todas dormindo quando me aproximei. São tão fofinhas!

ROMEU CONTINUA NA COLÓNIA



Nunca mais dei notícias do Romeu, continua na colónia e já faz 2 anos. Ele está um gatarrão e desde que foi apanhado para ser castrado ficou arisco. O que importa neste momento é que o vejo, está saudável e vai todos os dias comer :)

GATINHA COM FAT




Esta é uma das três gatinhas que apareceram no inverno passado na colónia. As outras duas estão em FAT e esta foi a única que ficou na rua por não ter FAT. Agora estou tentando apanhá-la porque há uma pessoa que poderá ficar com a pequena até arranjar um dono. Está difícil, já a apanhei uma vez para ser esterilizada e agora não entra na transportadora de forma alguma...vou tentar com armadilha.



 

CÃO ACORRENTADO



Já faz mais de 1 ano que falei deste canito aqui (hoje estou colocando os assuntos em dia). Este canito vive há anos acorrentado num espaço ínfimo. Como se vê nas fotos se alimenta de restos e já o vi sem água num calor de 30 e tal graus, a casota de cimento ficava exposta ao sol e a chuva não permitindo o cão se deitar na sombra ou se proteger da chuva adequadamente. Um dia coloquei um panfleto do http://www.liberta-me.org/ na caixa de correio da casa onde vive e fiz alguns comentários sobre as condições do cão. Não soltaram o cão e nem o levam para passear mas pelo menos nos últimos dois verões o tosquiaram e passaram a colocar um guarda-sol em cima da casota, no inverno passado vi o cão usando uma camisola...este ano arranjaram este mesmo espaço que o cão está colocando a casota do lado direito onde há alguma sombra proporcionada por uns arbustos. Não é as condições ideais mas já está muito melhor do que no ano passsado.
Estas são as condições que ele vivia no ano passado. Não havia sombra a não ser dentro da casota que no verão esquentava tanto que o cão preferia ficar deitado ao sol praticamente o dia inteiro.

ATÉ PARA SER CÃO É PRECISO TER SORTE



 
Já escrevi sobre esta cadela aqui, estava na Serra da Agrela e comecei a alimentá-la escondido de uma velhota que não queria de forma alguma que a cadela recebesse comida. Enfim... um dia vi uma senhora conversando com a velhota, parecia que estava interessada em ajudar a cadelita mas a velhota pelo jeito que falava deve a ter convencido que a cadela estava bem e era alimentada por uma vizinha (magra do jeito que estava, sei não)...A parte má desta história é que a cadela desapareceu, não a vejo desde julho sendo que todos os dias pela manhã ela me esperava para comer... Tudo leva a crer que a velhota fez o que já tinha me dito, chamou o canil para a levar... O que mais me intriga é que ali quase todos tem cães e ninguém foi sensível o suficiênte para ajudar a cadela...sinceramente não compreendo o ser humano...

BIANCA DESCANSANDO



A Bianca quase não dorme, ou melhor, dorme mas está sempre atenta. Nesta foto estava sonolenta no meio do edredon (cheio de pêlos). É um autêntico furãozinho, espeta a cabeça e consegue se enfiar em todo lado.

BIANCA JÁ CRESCEU!





Quando apanhei a Bianca na rua e a levei em FAT ela tinha uns 4 meses, hoje com quase 1 ano está enorme. A criaturinha é curiosa e mexe em tudo, adora comer brócolis e rouba se tiver oportunidade, outra coisa que adora é pão...uma vez entrei no quarto e lá estava ela tentando abrir o saquinho de pão que havia retirado da despensa. Tudo para ela é brinquedo, se desaparecer a tampa de alguma coisa é só olhar em baixo do frigorífico para encontrar, caso não esteja então estará em cima da minha cama escondido no meio da manta que coloco para as gatas se deitarem. É uma gatinha muito ativa e brincalhona :) Na segunda foto é possível ver que ela tem o rabo curto, a ponta é torcida.

AQUILES COM PELADAS NOS PÊLOS





Este é o Aquiles, um dia apareceu com uma falha nos pêlos na parte do cachaço...pensei que fosse alergia por o ter desparasitado umas semanas antes...com o tempo foram aparecendo novas falhas, algumas são circulares e depois aumentam, está assim por todo o corpo. Na segunda-feira o desparasitei para descartar a hipótese de ser alergia às pulgas, se não melhorar em 3 semanas terá que ir ao veterinário para fazer raspagem.